APRENDA O QUE É CITAÇÃO E COMO FAZER

APRENDA O QUE É CITAÇÃO E COMO FAZER

Quando se realiza um trabalho acadêmico onde se utiliza outras produções para embasar seu texto, uma boa bibliografia é imprescindível para uma pesquisa completa.

As citações encontrada em trabalhos acadêmicos são feitas para apoiar uma hipótese, dar credibilidade a uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Sua função é oferecer ao leitor o respaldo necessário para que ele possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o aprofundamento.

Para fazer uma menção de uma informação extraída de outra fonte, tais como livros, jornais, vídeo, sites, etc., existe uma norma elaborada pela ABNT para realizar esta citação corretamente sem infringir os direitos do autor citado.


 

Existem três modelos de citação:

1. Direta

Quando você deseja copiar um trecho importante de um livro ou site na íntegra e transcrever no seu trabalho. É necessário colocar entre aspas e citar o nome do autor entre parênteses.

 

Exemplo:

 

“Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude (VAZ, 2008, p. 63).

2. Direta com mais de três linhas

As citações com mais de três linhas devem ter um tipo de formatação diferente: é necessário reduzir o tamanho da fonte para 10, e também é preciso aplicar um recuo de 4cm em relação à margem esquerda do texto.

 

Exemplo de citação longa:

 

Captura de Tela 2016-09-05 às 12.29.00

3. Indireta

Quando não se há o interesse de usar as mesmas palavras na exata estrutura que encontrou em algum outro lugar, mas deseja utilizar as mesmas ideias apresentadas por outro autor. Reescreva o trecho desejado e entre parênteses coloque o sobrenome do autor e o ano da publicação.

 

Exemplo:
Não apresentar habilidades de manuseio tecnológico será como não ser capaz de realizar tarefas simples do dia-a-dia, e não saber como viver a cidadania na sua completitude. (VAZ, 2008)


Bibliografia

VAZ, C. A. Google Marketing: o guia definitivo do marketing digital. 2. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.


Deixe sua pergunta conosco nos comentários ou envie uma mensagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *