COMO ESCREVER UM E-MAIL

COMO ESCREVER UM E-MAIL

Graças ao avanço dos meios de comunicação, o e-mail (correio eletrônico), hoje se encontra como um dos principais meios de contato: é fácil de utilizar, sem custo e eficaz. Ele é usado frequentemente por empresas, instituições, etc. mas também aparece no âmbito pessoal de quem utiliza bastante.

E assim como tudo tem uma estrutura, o e-mail também conta com algumas regras de organização. E dependendo da sua proximidade com o receptor (destinatário), a linguagem deve se modificar entre formal e informal.

Geralmente, os e-mails são textos curtos e objetivos e além de seguir uma estrutura parecida com a carta (vocativo, texto, despedida e assinatura), podem ser breves e concisos como um bilhete.

Listamos as regras de etiqueta e organização para que você não se esqueça de nada ao redigir seu e-mail:


  • Escreva uma saudação.

“Olá Susana”, “Caro José”, “Bom dia Gustavo,”.

Se for para alguém próximo você pode usar o primeiro nome da pessoa. Coloque a virgula após a saudação e a mensagem abaixo.

“Caro Sra. Susana Cavalcante,” “Prezado Sr. José Ferreira,”.

Se for para alguém distante escreva uma saudação cordial e utilize pronome de tratamento.

 

  • Não precisa escrever muito.

 Dependendo quais seus objetivos, o e-mail não é um campo para mensagens muito longas. Seja breve, diga o que você precisa – lembre-se: estrutura de carta, conteúdo de bilhete!

 

  • Não castigue o Português!

Ele não merece! Mesmo que seja para o seu amigo, e-mails são documentos que ficam registrados – não são mensagens de Whatsapp ou Facebook. A pessoa não vai ler no mesmo instante que você enviar também, e outros podem estar copiadas – a comunicação pode ficar difícil e desconfortável se usar gírias de internet.

 

  • Faça uma despedida.

A despedida fica no final do conteúdo, e caso for para uma pessoa próxima, termine com “Beijo,” “Abraços,” – e se for uma despedida formal, termine com “Atenciosamente,” “Cordialmente,”.

 

  • Assine ao final.

Não se esqueça de colocar seu nome no final do e-mail. Se for um e-mail empresarial, assine seu nome e coloque abaixo sua função.

 


Exemplo de um e-mail informal:

Bom dia Tati,

 

Enviei para você o arquivo da aula da semana passada que havia me pedido. Desculpe a demora! Estive muito ocupada estes dias por causa da faculdade e o trabalho.

Te vejo semana que vem!

 

Abraços,

Mari


 

Exemplo de e-mail formal:

Prezado Sr. Alberto Caeiro,

 

Agradeço o interesse nos casos repassados na última reunião. Segue em anexo os contratos solicitados. Caso haja alguma dúvida estou à disposição para maiores esclarecimentos.

 

Atenciosamente,

Mario Ferreira

Setor de Atendimento


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